la petite princesse

A dona do pedaço. INTJ. Viajadeira. Uspturista Mais velha do que aparento.

le passe



pour quoi

Quero deixar registrado aqui algumas das experiências mais incríveis que eu já vivi.

Trabalho de verdade

Monday, July 5, 2021 at 10:30:00 AM

0 comments

Todo mundo me pergunta como é o trabalho aqui. Já estou na terceira semana, já faz 1 mês todo que cheguei aqui na Inglaterra, já estou mais habituada. Vou tentar descrever como são os dias, embora eles possam ser imprevisíveis as vezes.

Eu parei no fim do treinamento no último post de propósito, hehe. Foi depois disso que meu trabalho começou de verdade.

Cheguei um pouco antes do final das aulas (na sexta). Sexta é o dia que 3 dos nossos alunos vão embora para passar o fim de semana com suas famílias. Eu sei que algumas famílias moram longe, mas eu não consigo imaginar um família brasileira deixando seu filho em uma instituição por 6 semanas sem nem ao menos vir vê-lo de vez em quando. Ainda mais que a Inglaterra é tão pequena! Mas enfim, diferentes culturas, né?

Os pais daquele menino que recepcionei na segunda vieram buscá-lo e achei bem fofinho. O menino não tem essa ideia de carinho que temos, mas você percebe a sutilidade da diferença de humor quando passa mais tempo. Ele estava animado de ver a família, mas também parecia bem feliz com sua primeira semana na escola.

Depois de passado o pequeno caos de ter tanta gente de volta ao mesmo tempo, cada co-worker ficou com um aluno. Me deixaram com esse menino que tem Fragile X, um tipo de síndrome que compromete o aprendizado e o convívio social. Ele repete a mesma coisa muitas vezes e tem alguns comportamentos obsessivos, como pedir para soletrar várias coisas, uma atrás da outra. Esse aluno também tem pouco tônus muscular e coordenação motora comprometida. Mas consegue se virar bem, se alguém der ordens e mantê-lo focado na tarefa.

Para o primeiro dia, que eu nunca tinha trabalhado com ele, fomos bem. É meio desgastante, especialmente para uma pessoa como eu, que gosta de momentos de quietude, porque o menino não cala a boca, hahaha! Mas ele me mostrou a casa (algumas muitas vezes), me mostrou sua coleção de fotos (muitos alunos tem fotos da família e amigos nos quartos que eles gostam muito de olhar e falar sobre) e conversou sobre as pessoas do seu dia a dia. Acho que a novidade (eu) foi boa para ele.

O jantar foi bom, apesar da coordenação motora limitada, ele consegue se alimentar sozinho. As tarefas depois do jantar eu que fiz, mas já aprendi que posso deixar os alunos fazerem, sem dó, dando instruções e ficando de olho. As vezes parece meio "abuso", mas se não deixarmos eles fazerem sozinhos, eles nunca vão aprender!

A hora do banho foi mais fácil, foi praticamente só colocar o aluno dentro da banheira. Particularmente eu tenho nojo de banho de banheira porque a água fica ali parada, você lava a sujeira e ela volta porque a água continua no mesmo lugar, HAHA! Mas já é melhor do que não tomar banho. A maioria desses alunos não entendem a necessidade do banho, não entendem consequências sociais, etc. Mas eles sabem se lavar ou então não reclamam de que alguém lhes dê um banho.

A hora de ir para a cama também não foi traumática. É só dar boa noite e deixar o aluno no escuro na sua cama. Dificilmente eles levantam depois, mesmo que leve um tempo para caírem no sono.

Meus sábados são meus dias mais longos. Chego na hora do café da manhã e só vou embora depois que todos estão na cama. Mas os fins de semana são os mais dinâmicos, com atividades fora do campus.

Nesse meu primeiro sábado fomos no mercado de frutas e verduras, fazer a compra da semana. Durante a semana, são pelo menos 30 pessoas no almoço e umas 20 no jantar. Sempre tem salada e 1 dia de comida vegetariana.

Nesse dia eu percebi que eu não manjo nada de comida na Inglaterra, haha! Tinha vários itens da lista que eu nem sabia o que era. Falei pro moço da banca que não era daqui e tinha coisas que eu não sabia a cara, haha! Ele foi bonzinho e ajudou. E nossa, a compra foi bem grandinha!

A tarde fomos no super mercado comprar outras coisas, mas só com 1 aluno dessa vez, porque era um ambiente mais estressante (muita gente no mesmo lugar), mas correu tudo bem. E a compra também foi gigante!

As noites são parecidas, mesmo nos fins de semana. É jantar, ajudar na arrumação, banho e dormir. As vezes o jantar sai mais tarde, mas não muda o esquema. De fim de semana ficam 2 alunos que precisam de ajuda para o banho só e 1 deles é tranquilo para dar banho (o outro eu nunca fiquei sozinha, mas tenho medo dele me bater porque ele é bem ansioso… e grande!).

No domingo eu trabalho só a tarde, depois do almoço. Sei que de manhã eles tem uma missa, but that’s about it. Nessa primeira semana ficamos só pelo campus, demos uma boa volta, para dar as alunos o que fazer mesmo. Tudo conta como atividade, até uma volta em volta da casa, haha! Domingo também é o dia que eu trabalho no mesmo turno do Júnior, e a gente se diverte!

Labels: , , ,

that would be me. bye!